Tio Barriga Steakhouse
tio barriga

O Restaurante Tio Barriga surgiu em 2002 com a idéia de homenagear aquele que foi o criador do primeiro restaurante em Pendotiba.

Uma pergunta bastante comum e bem compreensível trata da identidade do Tio Barriga e o por quê dessa alcunha um tanto diferente.

Vindo de uma família extremamente numerosa, ele sempre se destacou por sua habilidade na cozinha. Cozinhava muito bem e para um grande número de pessoas. Uma habilidade rara mesmo para os renomados chefs internacionais. Sua maior preocupação era saber sempre se todos estavam satisfeitos.

“Como vai a barriga? Está satisfeita?” Esse era o seu diálogo habitual para todos os que se serviam da sua comida.

O carinho com o qual tratava a todos e sua preocupação com o bem-estar geral acabaram rendendo-lhe o apelido de Tio Barriga.

Não só rendeu o apelido para si próprio como também passou a chamar a todos de “Barriga” com muito afeto.

Escolhia pessoalmente os alimentos mais frescos e saudáveis, pois fazia questão de que sua família comesse sempre o melhor numa refeição completa e balanceada.

Daí para montar seu próprio restaurante na virada dos anos 1970 para os anos 1980 foi um passo.

Deixou-nos sem ter idéia de que estaria montando o primeiro estabelecimento desse tipo em Pendotiba numa época que o comércio do bairro ainda se enquadrava no molde colonial português.

A experiência durou pouco, mas deu lugar para que sua família prosseguisse com o seu pioneirismo criando o Restaurante Duerê, que por sua vez viria a ser a primeira casa de shows em Niterói até hoje sem igual.

O Tio Barriga Steakhouse descende de uma verdadeira dinastia de restaurantes em Pendotiba com quase 40 anos de tradição.